DIARIO ON LINE

DOMINGO, 10 DE DEZEMBRO DE 2017 | |

Princesa Isabel, PB

Jornal do Estado (JE) no FacebookJornal do Estado (JE) no TwitterJornal do Estado (JE) no Google PlusFale conosco
Publicado em 10/10/2017 às 22:51:20

Sem "Janela Partidária", Álvaro e Gugu podem polarizar disputa para Deputado Estadual, em 2018

Dr. Marcelo Gomes (PTB) diz que terá conversa, ainda este mês, com Jovair Arantes, sobre candidatura.

2211_Gugu-Nader-.jpg

JE Itumbiara

A menos de um ano das eleições de 2018, o quadro de prováveis  candidatos ao cargo de Deputado Estadual por Itumbiara está ainda indefinido. E os motivos para essa indefinição são vários: vai desde a filiação do interessado em um partido que lhe dê condição de disputar o pleito à estrutura financeira para tocar a campanha que, não é nada barato.

Outro motivo, que terá forte influência na participação de nomes de peso na eleição de Deputado Estadual, tem tudo haver, com a chamada "Janela Partidária" criada pela Lei 13.165/2015 e PEC 91, onde estabelece à troca de legenda para políticos com  mandatos  que findaram em 2016, no caso de vereadores e, em 2018, só, para deputados estaduais e federais, que já estarão no último ano de seus mandatos, sem risco de perderem seus respectivos  cargos.


Com a janela em 2018, aberta somente para os deputados, o número de candidatos à este cargo, pode ser reduzido drasticamente, em Itumbiara.

Neste caso, apenas duas candidaturas de peso podem sobreviver: a do deputado estadual Álvaro Guimarães, do PR, e do atual prefeito de Itumbiara, Gugu Nader, que filiou ao PTB do Deputado Federal Jovair Arantes e prefeito José Antônio.

Outra candidatura de peso que pode vir à surgir é a do empresário Dione Araújo, do DEM.

JE já previu este cenário em Itumbiara, e até divulgou, no final do mês de agosto deste ano, uma pesquisa de intenção de voto do tipo estimulada com esses três possíveis candidatos.

Veja novamente, o resultado da amostra JE PESQUISA feita de 22 a 25 de agosto 2017, com 300 eleitores, com o cenário mais provável para Deputado Estadual por Itumbiara. A margem de erro do levantamento foi de cinco pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa fora encomendada por JE Digital

Em novembro, o JE fará o último levantamento de intenção de voto de 2017 em Itumbiara. A pesquisa vai aferir a intenção de voto para Governador, Deputado Estadual e Federal  e avaliação do prefeito Zé Antônio e Governador Marconi. A expectativa é que outros pretensos definam participação na disputa por vaga na Alego, por Itumbiara.

 

OBRIGADO PELA SUA AUDIENCIA

Deixe seu comentário